sábado, 26 de janeiro de 2013

Comentando: Eternidade MORTAL

Eternidade MORTAL
Autora: Nora Roberts escrevendo como J.D. Robb
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 352
ISBN: 978-85-7799-360-4
Avaliação: 4 estrelas


Sinopse:

"Pandora é uma das top models mais importantes e desejadas do planeta - tem beleza, fama, dinheiro, poder, prestígio, amantes e contatos. Mas tudo isso deixou de fazer sentido, pois ela está morta. A modelo foi brutalmente assassinada com um bastão de prata, arma abandonada no local do crime. Seu rosto, de uma perfeição impressionante, desapareceu completamente ao ser esmagado e mutilado pela força de uma série de golpes ferozes e cruéis. Ninguém sabe quem foi o autor do crime, mas todas as suspeitas pairam sobre Mavis - a melhor amiga de Eve. A tenente não poupará esforços para inocentá-la e encontrar os verdadeiros culpados."



Comentando:
Chegamos ao terceiro livro da série Mortal, escrita pela Nora Roberts sob o pseudônimo de J.D. Robb. Como era esperado, é um livro com alguns assassinatos e a tenente Eve Dallas buscando encontrar quem foi o assassiono. Em termos de narrativa, o terceiro livro é bem parecido com os outros livros da série. O livro é narrado em terceira pessoa, com ênfase para a personagem principal da história, a tenente Eve Dallas. O primeiro livro aconteceu no inverno de 2058 e agora depois de passar na primavera no segundo livro, chegamos no verão.

Por ser parte de uma série o livro deve ser lido somente depois de já ter lido os livros anteriores (Nudez mortal e Glória mortal), para que assim o leitor possa aproveitar ao máximo a história. Mas acredito que caso alguém se recuse a ler os outros livros, dá para entender a história, só vai ficar sem saber o que aconteceu em alguns casos que a tenente cita em determindas partes do livro. Se você já começou a ler a série e chegou aqui, mas ainda não terminou de ler o segundo livro, sugiro que não continue a leitura, pois algumas das informações desse livro podem ser spoiler para os livros anteriores.

O livro já começa com Eve preparando o seu casamento com Roarke e a melhor amiga de Eve, Mavis, totalmente animada com a história do casamento, apresenta a Eve o seu novo 'namorado' que será o estilista do vestido de noiva de Eve. Acontece então o assassinato de um informante de Eve e depois ocorre também o assassinato de Pandora, uma top model muito importante e desejada do planeta. Mavis, a melhor amiga de Eve, é a principal acusada de ter matado Pandora e Eve inicia então a sua busca pelo verdadeiro assassino e assim conseguir livrar a amiga da acusação.

Como era de se esperar, alguns outros assassinatos ocorrem e Eve continua trabalhando arduamente para desvendar o mistério, com o auxílio da policial Peabody e do tenente Jake T. Casto da divisão de drogas ilegais. Feeney também continua ajudando Eve nesses casos e ocorre uma certa aproximação entre a tenente Eve Dallas e a policial Peabody.

Dentre algumas das coisas que me chamou a atenção na leitura desse livro foi o fato de várias pessoas afirmarem em seus depoimentos como a top model Pandora era tão odiada pelas pessoas que a conheciam. Não tinha sequer uma pessoa falando bem dela. Como é que uma pessoa consegue chegar a esse ponto?

"-O senhor não gostava dela?
  -Gostar dela? -Redford riu- Meu Deus, claro que não! Ela era simplesmente o ser humano mais desagradável que já conheci. Mas tinha talento. Não tanto quanto ela pensava e, em certas áreas, não tinha talento nenhum..."
Página 126, edição de bolso.

Assim como aconteceu em Glória Mortal, outro fato visível e aparentemente comum na polícia e no meio das celebridades é o 'jogo de vantagens', seja por meio de chantagem ou suborno. Fica claro como o dinheiro e algumas "trocas de favores" podem muito bem ajudar uma pessoa como atrapalhar.

Uma das coisas que eu mais gostei foi conhecer um pouco mais da vida do 'mordomo' Summerset. Na hora que li a história dele e da sua filha, confesso que mudei o modo de ver Summerset! O que antes me parecia uma pessoa sem coração e muito frio, se tornou um homem, digamos que sensível ao modo Summerset.

Outra parte que eu achei divertido era tentar desvendar o verdadeiro motivo do título "eternidade" mortal. Você que já leu Nudez mortal e Glória mortal, provavelmente entendeu o motivo dos títulos, e assim fui eu lendo e tentando entender antes da história me contar o verdadeiro motivo. Tenho que admitir que não tinha pensado no verdadeiro motivo para esse título, e não é que eu gostei! haha

E o final do livro? Nunca tinha visto uma história de uma despedida de solteira tão "badalada" quanto essa despedida de solteira! Só achei que a autora iria contar mais detalhes da cerimônia de casamento, mas quem sabe isso não vem em Êxtase mortal, né? Veremos isso em alguns dias!
Para terminar o "Comentando Eternidade Mortal" um pequeno trecho do livro, já quase no final, na página 325 da edição de bolso vira-vira da Saraiva,  que mostra um pouco do romance de Eve e Roarke.
"Ele começou a se inclinar para beijar-lhe o alto da cabeça no momento exato em que ela se levantou. Os dois soltaram um palavrão no instante em que a cabeça de Eve bateu com força no queixo de Roarke.
-Minha nossa! - Dividido entre a diversão daquilo e a dor, Roarke pegou um lenço e o apertou contra os lábios. - Você faz uma cena romântica virar uma coisa perigosa."

ATENÇÃO! SPOILER A SEGUIR!
Uma coisa que eu não imaginei foi que o assassino era Casto! Quase tive um treco na hora que Casto levou Dallas para o quarto privado e quase a matou! Haha

E vocês? O que acharam? Já leram, vão ler? Conhece algum livro parecido com esse? Concordam com a minha opinião? Discordam? Dúvidas? Comentem! Não custa lembrar que sugestões, dicas, críticas e elogios são sempre bem-vindos! Deixe o seu comentário! Até a próxima!  ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário