segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Comentando: Aleph


Aleph
Autor: Paulo Coelho
Editora Sextante
ISBN: 978-85-7542-577-0
Avaliação: 5 estrelas

Sinopse:
"Num tom franco e extremamente pessoal, Paulo Coelho relata sua incrível jornada de autodescoberta. Como o pastor Santiago de seu grande sucesso ‘O alquimista’, o escritor vive uma grave crise de fé. À procura de um caminho de renovação e crescimento espiritual, ele resolve começar tudo de novo: viajar, experimentar, se reconectar às pessoas e ao mundo.
Ao embarcar para a África, depois para a Europa e, por fim, cruzar a Ásia pela ferrovia transiberiana, Paulo busca revitalizar sua energia e sua paixão. Mas nem pode imaginar que surpresa essa peregrinação lhe reserva.
Ele conhece Hilal, uma jovem e talentosa violinista, e descobre que ela foi sua grande paixão numa vida passada, mas que ele a traiu de maneira tão covarde, que mesmo 500 anos depois, isso o impede de ser feliz. Juntos, os dois se lançam numa viagem pelo tempo e o espaço, abrindo-se para o amor, o perdão e a coragem de enfrentar os desafios da vida.
Bonito e inspirador, Aleph é um convite à reflexão sobre o significado da nossa jornada pessoal: será que estamos onde queremos estar, fazendo o que desejamos fazer?
Aleph não deve ser apenas lido, mas vivido."

Comentando:
Sabe aquele livro que dá uma mexida com você? Aquele livro você vai lendo, dá uma parada para pensar, lê mais um pouco e a cada frase ele vai 'abalando a sua estrutura'? Pois é, isso de certa forma aconteceu comigo quando eu li Aleph de Paulo Coelho.
O livro tem uma leitura bem fácil, em primeira pessoa, onde você é levado junto com Paulo Coelho pela viagem que ele decide fazer pela ferrovia transiberiana e todas as ‘aventuras’ que passa durante essa viagem de 9288km e que acaba conhecendo a jovem Hilal, com quem irá ter grandes descobertas.
Hilal diz não saber o exato motivo de estar encontrando com ele, mas que ao ler um dos livros dele sentiu que ele tinha escrito pra ela. Ela começa a insistir para ir junto na viagem pela transiberiana até conseguir e com isso os dois passam pelo Aleph.
Achei a leitura dele tão interessante e fácil que foi daqueles que li 50 páginas sem perceber. Ao mesmo tempo ele é um livro “denso”. Com muitos ensinamentos e experiências que algumas pessoas podem não concordar, é um livro que quando acabei de ler fiquei um tempo pensando sobre tudo o que aconteceu no livro e me deu vontade de reler imediatamente. E sim, irei relê-lo assim que tiver a oportunidade!
Não posso deixar de falar de como fiquei impressionado pelo Yao,o tradutor que acompanha Paulo Coelho e sua equipe, pela descrição nasceu na China, refugiou-se no Brasil ainda criança e deve ter uns 70 anos. Fiquei impressionado com a sabedoria que o Yao tem em vários momentos do livro e em várias atitudes que toma diante de certas situações(a ‘briga’ com o homem no restaurante que o diga).
O Aleph trata ainda de um tema bem interessante, porém acho que pode ser um tanto quanto polêmico, que é da época que a Igreja usava tortura. A forma com que foi descrito toda a cena, me deixou como se eu realmente estivesse presenciando a situação, quase entrei em desespero.
O livro fala ainda da importância verdadeira do abraço, do amor e da vida. Faz uma comparação, que eu achei genial, da vida com o trem, onde em cada momento estamos em um vagão, presenciando fatos diferentes dos outros vagões, mas de uma forma ou de outra todos estão conectados.
Com um desfecho que eu não imaginava, o livro conseguiu me prender do começo ao fim, louco pra saber qual seria o final da história.  Por abordar temas que acredito que nem todas as pessoas se sentiriam ‘confortáveis’ recomendo o livro para aqueles com “mente aberta”, sem problemas em ler certos assuntos.
Também já leu esse livro? Me conte o que achou, se gostou ou não. Comente, indique algum livro, critique. Tudo será bem-vindo! Obrigado e até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário