quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Comentando: Sertão da Farinha Podre


“Sertão da Farinha Podre  Romance histórico dos primórdios – Ipiacupa –
Autor: Ernesto Rosa
Editora:PAEd
ISBN: 978-85-86963-02-5
Avaliação: 3 estrelas

Sinopse:
O livro conta a história da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que possuiu muitos nomes, mas é mais conhecida atualmente como Sertão da Farinha Podre. Ela possui uma história densa e interessante. Em um primeiro momento, a região era povoada pelos caiapós. Em um segundo momento, todo o Sertão da Farinha Podre ficou sendo um único Julgado, com cabeça em Desemboque. Em seguida, o grande Julgado foi desmembrado em dois: o de Desemboque e o de Araxá. Em um quarto momento, Os dois julgados foram unificados em um único município com sede em Araxá. A partir daí, foram se desmembrando os vários municípios.“

Comentando:
O livro é constituído de sete capítulo e uma parte dedicada aos adendos, onde o autor dispõe algumas informações para o leitor. É um livro bem interessante que vai contando a história da fuga de José Gomes, também conhecido como Zé Gomes, e o desenvolvimento da região de Desemboque e Araxá, também chamada de Sertão da Farinha Podre.
Com uma narrativa em terceira pessoa, o autor começa o livro contando da fuga inesperada de Zé Gomes, que vai para a região de Desemboque porque estava sendo procurado pela polícia. A trama vai se desenrolando e junto com Zé Gomes, que muda seu nome para Domingos Ambrósio(nome do seu padrinho) para que a polícia não o achasse, o leitor vai vendo como a região do Sertão da Farinha Podre foi se desenvolvendo, iniciando a partir de Desemboque, junto com Domingos.
Achei interessante a forma que o autor mistura a história do Zé Gomes, o desenvolvimento da região e inclui alguns fatos históricos importantes como os altos impostos que Portugal cobrava do Brasil, a vinda da família Real para o Brasil, a Inconfidência mineira e até a independência do Brasil. Deixando, às vezes, o leitor em dúvida se aquela parte da história realmente aconteceu ou se foi inventado. Achei bem legal! Outro ponto a favor do livro, já bem no final, é que o autor explica a origem e o porquê de alguns termos como Araxá e Ipiacupa, além de ter algumas fotos e mapas do assunto que está sendo abordado naquele momento.
O que achei que atrapalhou um pouco, pelo menos na minha opinião, é que em alguns momentos a narrativa fica um pouco perdida“. Um exemplo foi o segundo capítulo, que acontece cronologicamente antes do primeiro capítulo e até em outros capítulos os personagens estão falando de um determinado assunto e de repente quando percebi o assunto já tinha acabado e começava outro assunto diferente. Isso me atrapalhou um pouco, mas nada muito sério.
Enfim, recomendo a leitura para todos que são da região do Sertão da Farinha Podre, para poderem entender como a região foi se desenvolvendo e está do jeito que hoje é. Acho que é uma leitura interessante para quem se interessa pela história da região, mesmo que não conheça a região, mas fico em dúvida se seria uma leitura adequada para quem não é ou conhece a região, ou para quem tenha interesse pela história da região.
Comentem se já leram o livro, o que acharam, se ficaram com vontade de ler,o que eu posso fazer para melhorar o blog, o que está bom. Tudo será muito bem-vindo! Obrigado e até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário