sábado, 15 de dezembro de 2012

Lendo em inglês e comentando P.S. I love you

P.S. I love you
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Harper
ISBN: 978-0-00-718415-6
Classificação: 4 estrelas
Sinopse:
"Some people wait ther whole lives to find ther soul mates. But not Holly and Gerry. They were childhood sweethearts - no one could imagine Holly and Gerry without each other.
Until the unthinkable happens. Gerry's death devastates Holly. But as her 30th birthday looms Holly discovers that Gerry has left her a bundle of notes, gently guiding her into her new life without him, each signed 'PS, I love you'.
With some help from her friends, and her noisiy and loving family, Holly finds herself laughing, crying, singing, dancing - and being braver than ever before.
Life is for living, she realizes - but it always helps if there's an angel watching over you."

Comentando:
Pela primeira vez me peguei lendo um livro em inglês por livre e espontânea vontadade! Sim, até eu me impressionei de certa forma. O primeiro livro que li em inglês, que eu me lembre, foi "The hours" do Michael Cunningham mas também não foi uma leitura espontânea. Foi uma leitura para o colégio e eu acredito que acabei lendo o livro na época errada, resultado: meio que detestei o livro. Diferentemente, após ler o livro, eu vi o filme e não achei o filme tão ruim quanto o livro. Acho que daqui alguns anos vou tentar relê-lo e quem sabe dessa vez vou gostar.
Mas vamos ao que interessa, PS I love you. É um livro com uma narrativa gostosa de ir lendo, com uma boa descrição de tudo o que acontece. Como eu não falo inglês fluentemente como um "falante nativo", em vários momentos precisei procurar o significado de tal palavra, o que no meu ponto de vista não atrapalhou nem um pouco a leitura, ao contrário, acho que foi até interessante, porque dessa maneira fui aumentando o meu vocabulário.
Não costumo muito ler romances, apesar de ter gostado de Querido John, mas a história de Holly e Gerry realmente me pegou de uma forma que eu quase não conseguia parar de ler. Li o livro emprestado de uma amiga da minha irmã e tenho que confessar, comecei a ler achando que eu não ia gostar. Comecei simplesmente por ser em inglês e com isso eu poder aumentar o vocabulário. Só que o inesperado aconteceu e eu acabei gostando de verdade o livro.
Na mesma hora que eu achava que as cartas deixadas por Gerry meio que 'machucavam' Holly, eu via que ela, de certa forma, 'dependia' daquelas cartas para continuar a viver naquele período de "adaptação". Achei bem interessante como a autora vai mostrando que é preciso ter força para enfrentar os obstáculos aparecem na vida, através da morte de Gerry e até mesmo do Karaokê.
Como não falar do irmão de Holly, com a produção do documentário?  No momento que o documentário estava passando na televisão eu simplesmente não consegui desgrudar os olhos do livro até saber de tudo o que realmente aconteceu. Adorei essa cena!
Ainda não vi o filme, mas ainda esse ano vou ver porque quero ver se a adaptação foi boa. Acredito que deve ter sido boa, o livro é bem gostoso de se ler então o filme provavelmente também assim será. Só se os produtores do filme tiverem feito muitas burradas, o que eu realmente espero que não tenha acontecido.
Para quem eu indico esse livro? Para todos aqueles que já estudam inglês faz um tempo, já tem conhecimento dos tempos verbais e tal. Não acho que um grande vocabulário seja necessário, até porque um dos pontos positivos na leitura de livros em outra língua é o aperfeiçoamento. Agora, caso você não saiba inglês, leia a edição traduzida, ela não vai ter o lado de aumento de vocabulário, mas vai te proporcionar uma boa leitura e até algumas mensagens legais a respeito da morte e de obstáculos.

"You need to learn to love more than your job. I mean learn to love yourself. Learn to love your new life."

Por hoje é isso! Comente o que achou. Já leu o livro? Viu o filme? Me conte o que achou. Tem algum livro em inglês parecido com PS I love you que você já leu? Indique ele, quem sabe eu não consigo ler e comento ele aqui também. Obrigado e até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário